Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Inspirado pelo eco teólogo Leonardo Boff, o jovem Felipe Arouca embarca em uma aventura agroecológica, atravessando os seis biomas brasileiros para compartilhar histórias de pessoas que trabalham e cuidam da terra de modo sustentável.
Na primeira aventura do Tempo da Terra, Felipe consulta o mestre Leonardo Boff, sobre a crise de água potável no mundo e vai aos Pampas conhecer projeto que recupera nascentes em comunidades agrícolas.
Plantas Medicinais (26 min)
Depois de conversar com Leonardo sobre o poder curativo da natureza, Felipe vai à Serra Fluminense visitar uma comunidade que usa conhecimentos ancestrais para fazer remédios com plantas medicinais.
Derivados da Cana (26 min)
Leonardo e Felipe falam sobre a memória sagrada das tradições de convívio com a natureza antes do jovem seguir até o Pantanal, e ver o mutirão de uma comunidade para produzir doces com melado de cana.
Cúrcuma Orgânica (26 min)
Antes de seguir viagem para conhecer jovens que deixaram a cidade, para produzir na serra alimentos vendidos em feira só de orgânicos, Felipe ouve conselho de Boff para respeitar os ritmos da terra.
Morango do Cerrado (26 min)
Ao explicar a Felipe a agricultura sintrópica que o jovem irá conhecer em Brasilia, Leonardo filosofa sobre caos e cosmos na origem do Universo e saboreia morangos cultivados numa floresta do Cerrado.
PANCS Urbanas (26 min)
Boff explica como a agricultura urbana pode resgatar a relação de quem vive em metrópoles com a natureza, antes de Felipe conhecer um casal que cultiva plantas comestíveis no centro do Rio de Janeiro.
Açaí Amazônico (26 min)
Felipe vai ver como uma família do interior do Pará mantém a produção de açaí o ano todo, convivendo em harmonia com a Floresta Amazônica e aprende com Boff a história milenar de formação desse bioma.
Agroindústria Cooperativa (26 min)
Boff e Felipe conversam sobre o dever ético de cuidar da natureza e do planeta como se fossem uma herança sagrada. Em seguida, o jovem vai visitar uma cooperativa agroindustrial no interior paulista.
Babaçu das Margaridas (25 min)
Boff explica a Felipe a importância das mulheres agricultoras na reforma agrária antes dele ir ao Mato Grosso ver como elas fazem óleo e farinha de babaçu num assentamento com o nome de uma heroína.
Farinha Caiçara (26 min)
A preservação da cultura das comunidades tradicionais, é o tema da prosa de Boff e Felipe, que vai conhecer o modo ancestral de uma família caiçara do litoral sul fluminense fazer farinha de mandioca.
Casa de Sementes (26 min)
Felipe conversa com Leonardo sobre a importância das sementes para preservar a vida humana antes de ir ao interior do Ceará ver como uma comunidade de agricultores mantém viva sua “Casa de Sementes”.
Adubos Naturais (25 min)
Leonardo fala do espírito comunitário nos assentamentos de trabalhadores rurais, antecipando o que Felipe encontrará no interior do MT: uma ilha agroecológica cercada pela monocultura do agronegócio.
Ensilagem na Caatinga (26 min)
Felipe aprende com Leonardo como o sertanejo convive com a seca na Caatinga antes de ir ao semiárido baiano ver como uma família consegue aproveitar cada gota de água para preservar a vida no Sertão.