Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Em Olhar de Nise, o diretor Jorge Oliveira busca na lucidez e vivacidade de memória da própria Nise da Silveira para contar a história desta médica alagoana de atitudes corajosas e pioneiras que marcaram e revolucionaram para sempre o tratamento das doenças psiquiátricas e também a arte no Brasil. A última e mais completa entrevista concedida por Nise, dois anos antes de morrer, aos 94 anos, conduz o documentário que traz também relatos dos amigos, dos auxiliares, dos intelectuais que conviveram com ela e até ex-pacientes. Na Alemanha o artista plástico Almir Mavignier relata o início dos ateliers de pintura e modelagem sugeridos por ele a Nise, no hospital psiquiátrico no Engenho de Dentro, onde surgiram grandes talentos artísticos na década de 1940. As pinturas encantam C.G. Jung e dão origem ao Museu das Imagens do Inconsciente que hoje possui mais de 350 mil obras.
Um time de atores consagrados como Rafael Cardoso, Mariana Infante e Nando Rodrigues revivem em cenas de dramaturgia os principais episódios da vida de Nise da Silveira.