Livros que Amei
(Forte Filmes)
Não há inadequações
2012 | Brasil | 12 episódios
Nacional
Documentário
Conheça obras que marcaram a vida de personalidades. Convidados revelam três obras que, através de lembranças, hábitos ou preferências literárias foram fundamentais na sua formação, transformação do seu modo de pensar ou marcaram um momento da vida.
Direção:
Suzana T. Macedo
Assine agora
Verifique a Classificação Indicativa
.
Fausto Fawcett (26 min)
O compositor e escritor Fausto Fawcett apresenta suas escolhas para a série Livros que Amei: Eu, de Augusto dos Anjos; Trópico de Capricórnio, de Henry Miller e Breviário de Decomposição, de Cioran. José Thomaz Brum, filósofo, e Luiz Carlos Maciel, escritor, ajudam a contextualizar as obras escolhidas.
Manaíra Carneiro (26 min)
Diretora do filme “5x Favela - Agora por Nós Mesmos”, Manaíra Carneiro apresenta os livros que ela amou: A Via Crucis do Corpo, de Clarice Lispector, Antologia Poética de Vinicius de Moraes e O Manifesto do Partido Comunista, de K. Marx e F. Engels. O crítico José Castello, o poeta e professor Eucanaã Ferraz e a editora Leila Name ajudam a contextualizar as obras.
Sergio Sant’anna (25 min)
O escritor Sérgio Sant’Anna escolheu 234 miniestórias, de Dalton Trevisan; Formas Breves, de Ricardo Piglia; e Engenheiro do Tempo Perdido, entrevista de Pierre Cabanne com Marcel Duchamp, um dos mais importantes artistas do século XX. Paulo Venâncio Filho, crítico, e Karl Erik, professor, ajudam a contextualizar as obras escolhidas.
Tenório Telles (26 min)
O poeta e professor amazonense Tenório Telles fala de sua experiência com os livros. Quincas Borba, de Machado de Assis, O Sentimento do Mundo, de Drummond e o Eclesiastes, livro da Bíblia, são as obras eleitas. Para falar sobre elas foram convidados: José Castello, critico; Carlito Azevedo, poeta, e Luiz Paulo Horta, jornalista
Lucia Laguna (25 min)
A pintora Lucia Laguna escolheu a poesia de Manuel Bandeira e de Cecília Meirelles e a prosa poética de Histórias de Cronópios e de Famas, de Julio Cortazar, como alguns dos livros da sua vida. Eric Nepomucemo, jornalista, fala de Julio Cortazar; e José Almino, poeta, fala de seu conterrâneo Manuel Bandeira.
Hermano Vianna (26 min)
O antropólogo Hermano Vianna escolheu O Minotauro, de Monteiro Lobato, Uma Estranha Realidade, de Carlos Castaneda, e Vida Conversável, de Agostinho da Silva, como alguns dos livros mais importantes de sua vida. O professor Carlos Lessa e o escritor Luiz Carlos Maciel conversam sobre as obras escolhidas.
Francisco Bosco (26 min)
O ensaísta Francisco Bosco escolheu Ecce Homo, de Nietzsche; O Império dos Signos, de Roland Barthes; e Guerra e Paz, de Leon Tolstói. Maria Cristina Ferraz, filósofa, ajuda o espectador a entender a filosofia de Nietzsche, enquanto Pedro Sussekind, professor, conversa sobre o monumental romance russo.
Silvio Meira (26 min)
O engenheiro eletrônico Silvio Meira escolheu A Pedra do Reino, de seu conterrâneo Ariano Suassuna; Casa-Grande & Senzala, de Gilberto Freyre e Sobre a Brevidade da Vida, de Sêneca. O historiador Ronaldo Vainfas e o escritor Bráulio Tavares ajudam a contextualizar as obras.
Alice Ruiz (26 min)
A poeta e compositora Alice Ruiz escolheu a poesia de Emily Dickinson; O Segundo Sexo, de Simone de Beauvoir, e A Arte Cavalheiresca do Arqueiro Zen, de Eugen Herrigel como alguns dos livros que mais marcaram sua vida. Claudia Roquette-Pinto, poeta, e Izabel Aleixo, editora, contribuem para o entendimento das obras escolhidas.
Lia Rodrigues (26 min)
O Livro do Desassossego, de Fernando Pessoa/Bernardo Soares; O Turista Aprendiz, de Mário de Andrade, e É Isto um Homem?, de Primo Levi, foram os livros escolhidos para o programa pela coreógrafa Lia Rodrigues. O historiador Joel Rufino e a professora Patrícia Simões ajudam o espectador a melhor conhecer as obras escolhidos.
Marcos Vinícius (25 min)
O historiador Marcos Vinicius Neves escolheu O Palácio de Circe e outra lendas gregas, adaptação de Orígenes Lessa para a Odisséia,de Homero; o IChing, livro de sabedoria oriental; e Um Paraíso Perdido, de Euclides da Cunha. O dramaturgo Hamilton Vaz Pereira e o sacerdote taoísta Francisco Mourão ajudam-nos a conhecer as obras escolhidas.
Adriana Calcanhotto (26 min)
A cantora e compositora Adriana Calcanhotto escolheu: O Primeiro Caderno do Aluno de Poesia Oswald de Andrade, de Oswald de Andrade; Não, de Augusto de Campos e o dicionário Aurélio. O professor Evanildo Bechara, membro da ABL, e o poeta Chacal comentam as obras escolhidas.