Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Causando na Rua é uma série documental de 13 episódios de 26 minutos. Cada episódio da série acompanha um grupo, duo ou coletivo que vê na rua o espaço para arte, criatividade e comunicação. Estas ações são definidas como “ativismo artístico”. Cada episódio traz uma reflexão sobre as diversas formas de resinificação do espaço público através do registro de propostas lúdicas e socialmente responsáveis. Os documentários foram filmados na cidade de São Paulo e nos municípios de Santo André e Osasco, região metropolitana.
Ep. 01 - Viajou Sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ Causando na Rua desde 1979 (25 min)
O episódio de abertura da série conta a história e a atuação dos coletivos que deram origem ao artivismo praticado no espaço público da cidade de São Paulo, com a participação dos coletivos Viajou sem Passaporte, 3NÓS3 e TUPINÃODÁ. O episódio estabelece relação entre democracia e ocupação criativa das ruas. A ação se passa na Praça da Sé e Praça Ramos de Azevedo, ambas no centro da cidade, e Vila Madalena, zona oeste.
Conteúdo gratuito
Ep. 02 - Expedição pela bacia do Rio Saracura por Iniciativa Rios e Ruas (25 min)
A iniciativa Rios e Ruas faz um passeio pela bacia do Rio Saracura em São Paulo, desde o MASP, por onde passa o rio, até sua nascente. A expedição busca encontrar vestígios de rios canalizados na cidade e tem como lema desenterrar os rios da consciência das pessoas. Para isto, se utilizam de expedientes criativos como pintar as nascentes e trajetos de rios submersos. No passeio, temas como a revitalização destes rios e a abertura deles é discutida com os participantes do passeio e convidados. A ação se passa no bairro da Bela Vista, um dos mais antigos bairros da região central de São Paulo, e a origem do grupo é na Vila Indiana, zona oeste da cidade.
Conteúdo gratuito
Ep. 03 - Quadro Negro por OPNI (26 min)
Conhecidos por sua ação “Quadro Negro” – que busca trazer à luz personagens negros importantes para a história do Brasil – grupo OPNI faz uma pintura especial para nossa série que retrata Luiz Gama, advogado que libertou mais de 500 escravos no Brasil. A ação acontece em frente à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, no largo São Francisco, onde Luiz Gama foi impedido de estudar por ser negro. Hoje ele foi reconhecido e recebeu o título de advogado, 140 anos após sua morte. A ação se passa no Largo São Francisco, região central, e a origem do duo é em São Mateus, zona leste da cidade.
Conteúdo gratuito
Ep. 04 - Ocupação Leila Khaled por Paulestinos (25 min)
O duo de artistas visuais “Paulestinos”, através de seus lambe-lambes promove o sincretismo de culturas. Neste episódio, cobre a fachada da ocupação Leila Khaled, de maioria de refugiados sírios e palestinos, para abrir uma discussão sobre a imigração. O imigrante, o que é? A ação se passa na Liberdade, antigo bairro da região central, e a origem do grupo é na Vila Anglo Brasileira, zona oeste da cidade.
Conteúdo gratuito
Ep. 05 - Tapete Manifesto por Galeria Gruta (25 min)
Através da tradição brasileira do tapete de devoção, feito para o andor com o Cristo passar durante a Semana Santa, o coletivo Galeria Gruta cria o “Tapete Manifesto” para discutir outra tradição brasileira: o assassinato de mulheres. A ação se passa no Viaduto do Chá, região central e a origem do grupo é no Butantã, zona oeste da cidade.
Conteúdo gratuito
Ep. 06 - Festival Disco Xepa por Slow Food ComoComo (25 min)
O grupo Slow Food ComoComo, traz o “Festival Disco Xepa”, ação internacional que, em feiras livres, cria banquetes gratuitos com alimentos descartados pela sua aparência nas feiras livres, para mostrar o alto nível de desperdício alimentar nas cidades. A ação se passa em Santa Cecília, região central e a origem do grupo é na Vila Anglo Brasileira, zona oeste da cidade.
Conteúdo gratuito
Ep. 07 - Não pise nos mortos (25 min)
Casadalapa é um grupo de artistas paulistas que traz a performance "Não Pise nos Mortos", onde os desenhos dos corpos delineados no chão revelam o desinteresse da população e criam a discussão dos assassinatos cometidos policiais contra jovens, principalmente de origem negra e pobre. A ação acontece em Vila Nova Cachoeirinha, zona norte de São Paulo, e Osasco, uma pequena cidade a oeste de São Paulo, sua origem é a Lapa, zona oeste da cidade de São Paulo.
Conteúdo gratuito
Ep. 08 - Outras Portas, Outras Pontes por Sansacroma (25 min)
A companhia de dança Sansacroma, do Capão Redondo, extremo sul de São Paulo traz o espetáculo “Outras Portas, Outras Pontes”, encenado no Terminal Parque Dom Pedro II, lugar de enorme entruncamento de transporte, no centro de São Paulo. O espetáculo traz a arte da dança para os locais e para as pessoas que normalmente não têm acesso fácil à cultura. O tema do espetáculo é o racismo cordial. A ação se passa no Parque Dom Pedro, distrito da Sé, região central de São Paulo e a origem do grupo é no Capão Redondo, extremo sul da cidade.
Conteúdo gratuito
Ep. 09 - Dpósito por Coletive Friccional (25 min)
Com a performance “Dpósito”, Coletive Friccional, um grupo de teatro de Santo André, traz para o centro de São Paulo a discussão sobre a homofobia e a transfobia aos pés da Catedral da Sé. Um dos primeiros trabalhos de Linn da Quebrada. A ação se passa na Praça da Sé, centro da cidade, e a origem do grupo é em Santo André, município a leste da região metropolitana de São Paulo.
Conteúdo gratuito
Ep. 10 - Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado por Companhia Pessoal do Faroeste e O Zona (25 min)
Na performance “Cartografia Afetiva do Quadrilátero do Pecado”, a Companhia Pessoal do Faroeste e o Coletivo Ozona recriam os laços afetivos entre os cidadãos e a região em que moram no centro de São Paulo. Conhecida como “Boca do Lixo” e “quadrilátero do pecado”, os bairros de Santa Ifigênia e Luz abrigam moradores tradicionais e equipamentos culturais de elite como a Sala São Paulo, Pinacoteca do Estado, dentre outros. A ação se contrapõe à ideia de revitalização e reconhece que mesmo em bairros “degradados”, existe vida. É preciso reconhece-la. A ação se passa no Largo General Osório, divisa entre os bairros de Santa Ifigênia e Luz, e a origem do grupo é em Santa Ifigênia, região central da cidade.
Conteúdo gratuito
Ep. 11 - Pretas Falam por Pretas Peri (25 min)
No extremo leste de São Paulo, o trio Pretas Peri se reúne no Jardim Miriam para um sarau recheado de cultura afro-brasileira e debates sobre o machismo e o racismo. O grupo afirma a necessidade de descentralização da produção cultural. O episódio reconhece que existe uma dívida histórica das cidades com suas periferias. A ação se passa no Jardim Miriam e a origem do grupo é no Jardim Camargo, ambos em Itaim Paulista, extremos leste da cidade.
A luta pela demarcação das terra indígenas no Brasil é evidenciada através das músicas do grupo “RAP Guarani Mbya”, originário da Aldeia Tenondé Porã em Parelheiros, extremo sul de São Paulo. Reconhecendo a impotância das culturas originais, em 05 de maio de 2016, o Governo Federal assinou a portaria declaratória de demarcação da terra indígena Tenondé Porã. 15.969 hectares de área reconhecidas e seis aldeias Guarani Mbya beneficiadas. Tenondé Porã é a segunda terra indígena demarcada no município de São Paulo. A primeira foi a Terra do Jaraguá, em Junho de 2015. A performance do grupo é realizada no Pateo do Collegio, sítio arqueológico onde foi levantada a primeira construção da atual cidade de São Paulo e onde a Companhia de Jesus, estabeleceu um núcleo para fins de catequização de indígenas no Planalto.
Conteúdo gratuito
Ep. 13 - Trajetos Urbano encontra Inclusão e Resgate por Raphael Escobar e Love CT (25 min)
O artista visual Raphael Escobar, com a performance “Trajetos Urbanos”, anda de skate pela cidade e pinta o chão com o dispositivo para mostrar os trajetos do skatista. Encontra-se com a ação “Inclusão e Resgate”, do grupo Love CT (skatistas, moradores de Cidade Tiradentes) que ensina skate como esporte e estilo de vida para crianças aos finais de semana. Discutem as possibilidades do skate não apenas como um esporte mas como uma atitude de ocupação do espaço público pelos jovens. A ação se passa em Cidade Tiradentes, zona leste, o trajeto foi realizado a partir do bairro Alto do Ipiranga, região sudeste da cidade.
A história de um famoso criminoso brasileiro, chamado The Red Light Bandit, porque ele sempre usava uma lanterna vermelha para invadir as casas durante a noite.
Ossos
2014 (0h 18m)
Nacional
HD
Drama
Ossos
I
Ossos
Inspirado na “Classe Morta” de Tadeusz Kantor, Ossos é um happening cinematográfico, onde desnudar-se é um caminho para a liberdade e uma afirmação da alegria.
Reinvenção da Rua
2003 (0h 32m)
Nacional
SD
Documentários
Reinvenção da Rua
I
Reinvenção da Rua
Em Reinvenção da Rua, Helena Ignez assina seu primeiro filme como diretora.
O Pequeno Exército Louco
1984 (0h 49m)
Nacional
HD
Documentários
O Pequeno Exército Louco
I
O Pequeno Exército Louco
Documentário sobre a entrada dos sandinistas em Manágua durante a revolução. Filmado entre 1978 e 1979.
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas
2011 (1h 36m)
Dublado
HD
Drama
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas
I
Histórias Que Só Existem Quando Lembradas
Uma fotógrafa chega numa cidade que não pode enterrar seus mortos porque o cemitério está fechado.
O Caso do Homem Errado
2017 (1h 17m)
Nacional
HD
Documentários
O Caso do Homem Errado
I
O Caso do Homem Errado
O documentário conta a história de Júlio César, um jovem afro-brasileiro que foi executado pela polícia na década de 1980 em Porto Alegre.
Noturnas
2016 (46 episódios)
Nacional
HD
Documentário
Noturnas
I
Noturnas
Eu sou uma ilusão - Aloma conta um pouco de sua trajetória pessoal e artística.
Leona Vingativa
2019 (0h 28m)
Nacional
HD
Documentário
Leona Vingativa
I
Leona Vingativa
Mini doc LEONA é um recorte sobre a artista trans Leona Vingativa, de Jurunas, Belém. Em um papo com Leona, o filme reúne momentos importantes, como a primeira participação da artista na PRIDE SP.
Histórias em Quadrinhos (Comics)
1969 (0h 10m)
Nacional
HD
Documentário, Curta-Metragem
Histórias em Quadrinhos (Comics)
I
Histórias em Quadrinhos (Comics)
Primeiro documentário em curta-metragem de Sganzerla, e sobre uma forma de expressão artística muito presente na sua cinematografia: os quadrinhos.
Carandiru
2003 (2h 25m)
Nacional
HD
Drama
Carandiru
I
Carandiru
Um médico se oferece para realizar um trabalho de prevenção a AIDS no maior presídio da América Latina, o Carandiru. Histórias de crime, vingança, amor e amizade.
O Beijo da Mulher Aranha
1985 (2h 0m)
Nacional
HD
Drama
O Beijo da Mulher Aranha
I
O Beijo da Mulher Aranha
Esta produção representou um marco na emergência do cinema brasileiro no cenário internacional, além de ter sido a obra que lançou Sonia Braga no exterior.
Pixote - A Lei do Mais Fraco
1980 (2h 8m)
Nacional
HD
Drama
Pixote - A Lei do Mais Fraco
I
Pixote - A Lei do Mais Fraco
A vida de um garoto nas ruas de São Paulo envolvido com crimes, prostituição e drogas.
Copacabana Mon Amour
1970 (1h 18m)
Nacional
HD
Comédia
Copacabana Mon Amour
I
Copacabana Mon Amour
Sônia Silk sonha ser cantora da Rádio Nacional e para conseguir sobreviver se entrega a turistas em Copacabana.
O Signo do Caos
2003 (1h 20m)
Nacional
HD
Drama
O Signo do Caos
I
O Signo do Caos
Rogério Sganzerla, em "O Signo do Caos", seu último filme, prova mais uma vez ser um inovador da linguagem cinematográfica com esta obra de reflexão sobre os percalços da Sétima Arte no Brasil.
O Desmonte do Monte
2018 (1h 24m)
Nacional
HD
Documentário
O Desmonte do Monte
I
O Desmonte do Monte
Aborda a história do Morro do Castelo, seu desmantelamento e arrastamento.
Canção de Baal
2008 (1h 16m)
Nacional
SD
Drama
Canção de Baal
I
Canção de Baal
Poeta e cantor, Baal recebe convite de Meck, madeireiro predador, para um jantar oferecido em sua homenagem.
Feio, Eu?
2013 (1h 10m)
Nacional
HD
Drama
Feio, Eu?
I
Feio, Eu?
Filme Manifesto, Feio, Eu?, foi realizado a partir de uma oficina para atores (Personagens em Busca de Um Filme) realizada na Lapa, Rio de Janeiro, no espaço do Cinema Nosso, estendeu-se em locações em Paris e Kerala (Índia).
Poder dos Afetos
2013 (0h 31m)
Nacional
HD
Drama
Poder dos Afetos
I
Poder dos Afetos
Poder dos Afetos é média metragem de Helena Ignez, protagonizado por Ney Matogrosso, Simone Spoladore, Djin Sganzerla e Dan Nakagawa.
O Rei da Noite
1975 (1h 37m)
Nacional
SD
Drama
O Rei da Noite
I
O Rei da Noite
O submundo da noite paulistana é o cenário dos encontros e desencontros amorosos de Tezinho.
A Miss e o Dinossauro
2005 (0h 18m)
Nacional
SD
Drama
A Miss e o Dinossauro
I
A Miss e o Dinossauro
Ao registrar em Super-8 o making-of de "Cuidado, madame" e "Sem essa, Aranha", duas produções simultâneas da Belair, Helena tinha o projeto de fazer este documentário à época do lançamento dos filmes da produtora, o que não foi possível.
Que Bom Te Ver Viva
1989 (1h 37m)
Nacional
HD
Documentários
Que Bom Te Ver Viva
I
Que Bom Te Ver Viva
Mistura de ficção e documentário sobre mulheres torturadas no Brasil durante a ditadura militar.
Doces Poderes
1994 (1h 33m)
Nacional
HD
Drama
Doces Poderes
I
Doces Poderes
Numa eleição, o que os políticos fazem para vencer.. O jogo sujo do marketing político.
Quase Dois Irmãos
2004 (1h 41m)
Nacional
HD
Drama
Quase Dois Irmãos
I
Quase Dois Irmãos
A relação entre o asfalto e o morro em três momentos no Rio de Janeiro. O nascimento do Comando Vermelho.
Olhar Estrangeiro
2005 (1h 9m)
Nacional
HD
Documentários
Olhar Estrangeiro
I
Olhar Estrangeiro
Os clichês de como a indústria cinematográfica vê o Brasil, através dos atores e diretores estrangeiros.
Maré, Nossa História de Amor
2007 (1h 45m)
Nacional
HD
Drama
Maré, Nossa História de Amor
I
Maré, Nossa História de Amor
Uma adaptação livre de Romeu e Julieta num musical passado numa favela do Rio de Janeiro.
A Nação Que Não Esperou por Deus
2012 (1h 29m)
Nacional
HD
Documentários
A Nação Que Não Esperou por Deus
I
A Nação Que Não Esperou por Deus
Dez anos depois de Brava Gente Brasileira, o que aconteceu com os kadiweus? O que mudou com a chegada da luz?
Brava Gente Brasileira
2000 (1h 43m)
Nacional
HD
Drama
Brava Gente Brasileira
I
Brava Gente Brasileira
No final do século XVIII, baseado em fatos reais, a história de como os kadiweus resistiram aos colonizadores.
Barba, Cabelo & Bigode
2016 (2h 4m)
Nacional
HD
Documentário
Barba, Cabelo & Bigode
I
Barba, Cabelo & Bigode
Afonsinho, Paulo Cézar Caju e Nei Conceição começaram suas carreiras em meados da década de 1960, época de forte repressão política no Brasil.
Memórias Afro-Atlânticas
2019 (1h 16m)
Nacional
HD
Documentário
Memórias Afro-Atlânticas
I
Memórias Afro-Atlânticas
O documentário em longa-metragem Memórias Afro-Atlânticas segue os passos do linguista afro-americano Lorenzo Turner - 1890-1972 - em suas pesquisas conduzidas na Bahia no início da década de 1940.