Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Considerada a mais extensa área de recifes de coral do Atlântico Sul, a região dos Abrolhos, no extremo sul baiano, é o foco deste documentário. São 104 minutos de belíssimas imagens, que apresentam o arquipélago e suas belezas naturais de uma maneira única, trazendo a mensagem da importância da conservação para as gerações futuras. Por terra, céu e mar, o espectador é conduzido pelas belezas naturais de uma das regiões mais preservadas da costa brasileira. Diante da tela a sensação é de fazer parte do cenário – o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Muito além da rica diversidade, o documentário, com cinco partes de 26 minutos e 1 episódio de 54 minutos, mostra parte da história, geografia e forma de vida nos limites do arquipélago, como o trabalho diário dos militares que cuidam do farol, na ilha de Santa Bárbara. O local esteve no roteiro do famoso naturalista britânico Charles Darwin, antes de chegar às ilhas Galápagos. Ainda hoje, preserva características descritas pelo criador da Teoria da Evolução. Em belas imagens subaquáticas, é possível entender porque mergulhadores de várias partes do mundo buscam esse destino, todos os anos. Assim como as baleias jubarte, que passam quase metade do ano na região para acasalar e ter os filhotes. Elas aparecem, em saltos exuberantes, e oferecem seu maravilhoso canto, gravado sob as águas mornas e límpidas do Banco dos Abrolhos.
Criado em 1983, Abrolhos foi o primeiro parque marinho da federação. Abrange uma área de pouco mais de 91 mil hectares, onde estão o Parcel e o Arquipélago de Abrolhos. São cinco pequenas ilhas, de formação vulcânica: Sueste, Siriba, Redonda, Guarita e Santa Bárbara. Este episódio da série mostra o trabalho dos monitores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, que recebem os turistas e fiscalizam a área do parque.
O Guardião de Abrolhos (25 min)
Entre as cinco ilhas que formam o arquipélago de Abrolhos, a de Santa Bárbara é a única habitada. É também a única que não faz parte do Parque Nacional Marinho dos Abrolhos e está sob jurisdição da Marinha. Em 1861, por ordem do imperador Dom Pedro II, um farol foi instalado no local. É por causa deste equipamento, tão importante para a navegação, que a Marinha do Brasil mantém uma guarnição na ilha. Este episódio da série mostra o dia-a-dia dos militares, em um trabalho contínuo para que o farol, o verdadeiro guardião de Abrolhos, não pare de funcionar.
Paraiso dos Mergulhadores (25 min)
Não são apenas as águas cristalinas que atraem mergulhadores de todos os cantos do mundo até o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. É que lá também se encontra uma das maiores formações coralíneas do mundo. A enorme diversidade de vida marinha fascina esses visitantes, que ficam embarcados de três a cinco dias, apenas para desfrutar das belezas embaixo d’água. A região também concentra uma grande quantidade de embarcações naufragadas. Com o tempo, elas se tornaram abrigo para diversas espécies, que aparecem neste episódio, de dia e também à noite, em belíssimas imagens.
Santuário das Jubartes (25 min)
Todos os anos, de julho a novembro, a região conhecida como Banco dos Abrolhos, no extremo sul da Bahia, recebe visitas muito especiais. São milhares de baleias jubarte, que saem da Antártida, numa viagem de 4.500 quilômetros, para se acasalarem e terem os filhotes nas águas mornas desse local, considerado um berçário natural da espécie. Neste episódio da série, belas imagens subaquáticas mostram a grandiosidade destes seres marinhos e o cuidado das mães com os filhotes, que já nascem pesando mais de uma tonelada.
Abrilhos Surpreendentes (25 min)
Nas belas paisagens do arquipélago, a riqueza natural está presente por todos os lados. As formações rochosas, as aves e, claro, a pulsante vida marinha que a região abriga. Desde o nascer do sol, até o momento em que ele se põe, em Abrolhos Surpreendente, o expectador é levado a conhecer os encantos deste lugar fascinante, situado no extremo sul da Bahia.
Desvendando Abrolhos (53 min)
Com bela fotografia e uma trilha sonora cuidadosa, o documentário que deu origem à série, apresenta o arquipélago de Abrolhos de uma forma completa. Por terra, céu e água, o expectador é conduzido pelas belezas naturais da região, onde, no passado, aconteceram diversos naufrágios. O local também esteve no roteiro do famoso naturalista britânico Charles Darwin, antes de chegar às ilhas Galápagos. É considerada a mais extensa área de recifes de coral do Atlântico Sul, atraindo mergulhadores de várias partes do mundo para apreciar a pulsante vida marinha. Suas águas mornas e calmas são berçário para as baleias jubarte, que se exibem em saltos impressionantes. A obra audiovisual mostra também o trabalho diário dos militares que cuidam do farol, na ilha de Santa Bárbara, a maior do arquipélago. Produzido pela Larty Mark, com direção geral de Wiltonauar Moura, direção de fotografia de Lico Pimentel, roteiro e apresentação de Juliana Amaral, são quase 54 minutos de uma viagem que busca desvendar o melhor da região.